A iniciativa, que decorre sob o lema "Beira Alta na Linha, já!", coincide com o 143.º aniversário da infraestrutura e visa alertar para os graves prejuízos que o seu encerramento tem causado. Segundo o Movimento Cívico pela Linha da Beira Alta, promotor da ação, as populações e empresas da região estão privadas de "um serviço ferroviário fundamental ao desenvolvimento", com impactos negativos na mobilidade, no acesso a serviços essenciais como saúde e educação, no turismo e na economia local. Os sucessivos adiamentos da reabertura, afirmam os promotores, têm agravado o isolamento e o envelhecimento populacional, dificultando a fixação de novos residentes e a captação de investimento. A nota de imprensa do movimento salienta ainda o impacto ambiental negativo, com o desvio de passageiros e mercadorias para a rodovia. A ação, descrita como "coletiva e apartidária", é dinamizada por várias associações, incluindo o Movimento Estrela Viva e a Associação Move Beiras. No âmbito do protesto, será apresentado um manifesto dirigido ao Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e à Infraestruturas de Portugal, com as reivindicações da população.
Movimento cívico exige reabertura da Linha da Beira Alta com concentração em Nelas
Um conjunto de cidadãos e associações da região da Beira Alta agendou uma concentração para o dia 3 de agosto, na estação ferroviária de Nelas, para exigir a reabertura integral da Linha da Beira Alta, encerrada há mais de três anos.



Artigos
3
A Sé Catedral de Vila Real recebe a celebração de encerramento do ano jubilar, este domingo, 28 de dezembro, pelas 15h. Durante a celebração decorrerá o rito de Admissão às Ordens Sacras dos candidatos ao diaconado permanente e ao presbiterado. As celebrações serão presididas pelo bispo diocesano D. António Augusto de Azevedo.

O Moinho de Maré de Corroios, no Seixal, recebe uma visita gratuita a 30 de dezembro, numa viagem por 600 anos de história. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Visita gratuita convida a descobrir 600 anos de história no Moinho de Maré de Corroios

Empreitadas ligadas à mobilidade vão continuar a ser mais visíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. Obras de drenagem da capital vão fechar metro em Santa Apolónia. Linha do Algarve electrificada.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Câmara Municipal de Serpa prestou homenagem a 22 trabalhadores que se aposentaram ao longo de 2025, reconhecendo publicamente o empenho, a dedicação e o contributo dado ao serviço público e ao desenvolvimento do concelho. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de dezembro, durante o jantar de Natal dos trabalhadores do município, e contou […] O Artigo Serpa homenageia trabalhadores municipais aposentados em 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.


