menulogo
Notícias Agora
user
Local July 26, 2025

Participação portuguesa no Jubileu dos Jovens em Roma supera todas as expectativas

Mais de 11.500 jovens portugueses irão participar no Jubileu dos Jovens, que decorre em Roma de 28 de julho a 3 de agosto, naquela que é considerada a "maior mobilização de jovens portugueses para eventos internacionais".

News ImageNews ImageNews Image

Segundo Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, a delegação portuguesa estará no "top 5" das maiores presentes no evento, um reflexo do apelo feito pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, em 2023. O encontro, que deverá reunir cerca de um milhão de jovens de 146 países, é visto como um dos momentos mais aguardados do Ano Santo. A mobilização em Portugal foi expressiva a nível local, com a Diocese de Viana do Castelo a enviar mais de 320 jovens e a Unidade Pastoral de Ourém a levar 53 participantes. A comitiva portuguesa, sob o lema "A esperança em cada passo", contará com a presença de sete bispos. A participação nacional destaca-se também pela sua componente de sustentabilidade, através do "Projeto Give Back – Ecologia Integral e Jubileu 2025", que promoverá a plantação de 25.025 árvores para compensar a pegada ecológica da viagem. D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, desafiou os jovens a serem "luz" e a viverem a "esperança" num mundo de incertezas. Pedro Carvalho sublinhou a importância do evento, afirmando que "estes jovens não tiveram medo de sair e desinstalarem-se do seu sofá", dando um "grande sinal de esperança e de vida".

ai briefingEm resumo
A massiva adesão de jovens portugueses ao Jubileu em Roma demonstra o forte impacto e o legado da JMJ de Lisboa, consolidando o papel da juventude católica portuguesa no panorama internacional. A iniciativa destaca-se não só pelo número de participantes, mas também por projetos de sustentabilidade e pelo envolvimento de dioceses de todo o país.

Artigos

4
Close