As celebrações, que ocorreram a 25 de julho, destacaram a importância multicultural do Caminho de Santiago para a identidade de Valença. A Praça da República, no interior da Fortaleza, foi o palco para a partilha de um bolo gigante em forma de concha de Santiago, um gesto simbólico para celebrar uma data que, segundo a autarquia, é fundamental para a comunidade. O programa incluiu ainda uma novidade: uma bênção de peregrinos na Igreja de Santo Estêvão, reconhecendo o fluxo constante de caminhantes que atravessam a cidade. A forte ligação de Valença ao Caminho foi também sublinhada com a promoção de uma caminhada pelo traçado certificado do Caminho Português da Costa, que terminou no Centro Interpretativo do Caminho, no centro histórico, com uma degustação de produtos locais. As iniciativas visaram não só celebrar o padroeiro, mas também valorizar o património jacobeu e a sua importância para o turismo e a cultura local, afirmando Valença como um ponto de paragem e acolhimento essencial para os peregrinos.
Valença celebra Dia de Santiago com foco nos peregrinos
O município de Valença celebrou o Dia de Santiago com um programa especial que reforçou a ligação da cidade ao Caminho de Santiago, um percurso percorrido anualmente por milhares de peregrinos. As comemorações incluíram, pela primeira vez, uma bênção de peregrinos e a partilha de um bolo gigante em forma de vieira, símbolo jacobeu.



Artigos
3Local
Ver mais
A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada

Objetivo de Ricardo Marques é instalar duas mil pessoas.

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.


