Comunidade Madeirense nos EUA Celebra a Festa do Santíssimo Sacramento
A 109.ª edição da festa madeirense do Santíssimo Sacramento decorre em New Bedford, nos Estados Unidos, reafirmando-se como a maior festa portuguesa do mundo e um pilar da cultura da diáspora. O evento, que atrai milhares de pessoas ao Madeira Field, conta com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, em representação do Governo Regional da Madeira. A abertura oficial decorreu com o hastear das bandeiras junto ao monumento dedicado aos quatro fundadores, naturais da Calheta, que iniciaram a celebração em 1915.
O bom tempo contribuiu para uma grande afluência no segundo dia, com o espaço a contar com cinco palcos para atuações de diversas bandas e grupos de folclore.
Durante a sua visita, Nuno Maciel visitou o 'Museum of Madeiran Heritage', o único museu dedicado à diáspora madeirense, pertencente ao Clube Madeirense S.S.
Sacramento.
Em declarações ao DIÁRIO, o governante destacou que o museu é "mais um sinal de afirmação da nossa cultura e das nossas tradições" e elogiou o vasto espólio da instituição, que preserva a história da comunidade madeirense nos Estados Unidos. A festa é um momento de celebração das raízes e tradições, unindo a comunidade emigrante e os seus descendentes em solo americano.
Em resumoA Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford continua a ser um evento de enorme significado para a diáspora madeirense, demonstrando a vitalidade da cultura portuguesa no estrangeiro. A presença de representantes do Governo Regional e a preservação de um património único, como o 'Museum of Madeiran Heritage', sublinham a importância de manter vivos os laços com as comunidades emigrantes.
Artigos
4