A dualidade das decisões espelha o dilema enfrentado por muitos municípios afetados pelos fogos: o desejo de manter a normalidade e os eventos culturais versus a responsabilidade de garantir a segurança de todos.
Festas de Seia condicionadas pela gravidade dos incêndios na região
As Festas do Concelho de Seia, agendadas para meados de agosto, foram diretamente impactadas pela grave situação dos incêndios que assolaram a região, obrigando a organização a reavaliar a sua programação. A decisão de cancelar parte do programa refletiu a necessidade de priorizar a segurança e concentrar recursos no combate às chamas. Inicialmente, o Município de Seia anunciou o cancelamento da programação agendada para o dia 15 de agosto, devido à “gravidade do incêndio que continua a lavrar na zona sul do concelho”. A decisão foi tomada por não estarem reunidas as condições de segurança necessárias para a realização dos espetáculos, que incluíam as atuações de Mizzy Miles e Túlio Augusto Trio. No entanto, no dia seguinte, a autarquia decidiu manter o programa previsto para 16 de agosto, que contava com o concerto de Carminho. Esta decisão foi tomada após uma análise das condições de segurança, do estado do recinto e das vias de acesso, em articulação com os agentes de proteção civil. A autarquia justificou a manutenção de parte das festas como uma forma de ir “de encontro às expectativas do público”, mas comprometeu-se a reavaliar a situação diariamente, em função da evolução do incêndio. A situação no concelho era complexa, com várias estradas encerradas, embora as principais vias de acesso a Seia se encontrassem circuláveis.



Artigos
5
Há um ritual que se cumpre apenas uma vez por ano em Santa Maria da Feira: o acender do forno de lenha do Castelo para cozer fogaças, ícone da gastronomia feirense. Este momento acontece no âmbito da Mostra de Fabrico da Fogaça, marcada para o próximo 9 de janeiro, às 21h00, integrada no programa da […] O conteúdo Mostra de Fabrico da Fogaça aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A Oficina da Criança foi inaugurada pelo Município de Mora no primeiro dia do OTL de Natal, num momento marcado pela participação ativa das crianças, que foram as primeiras a utilizar o novo espaço criado no concelho. Desde o arranque, os mais novos assumiram um papel central na abertura da Oficina da Criança, dando vida […]

A antiga gare rodoviária de Setúbal vai dar lugar a um novo empreendimento com 41 apartamentos e comércio no centro da cidade. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Antiga gare dá lugar a novo bairro residencial em Setúbal

https://maisribatejo.pt/feed/ Houve um tempo em que os jornais regionais se faziam a pé, de porta em porta, entre a lama e o sol. Hoje, a tecnologia promete o futuro, mas as novas leis parecem desenhadas para nos enterrar no passado. Entre a “cultura da borla” e um Estado que subsidia o papel enquanto ignora o digital, quem resta para contar a história da nossa terra? Esta é uma reflexão sobre a resistência e o perigo real de ficarmos todos mudos. Nos jornais do interior, a sobrevivência foi sempre um acto de resistência. As receitas mal chegavam para cobrir a impressão e O conteúdo A Morte do Jornalismo de Proximidade: Do Porta a Porta à Cultura da Borla aparece primeiro em Mais Ribatejo.


