A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal desde 2016, reafirma o seu propósito de atrair públicos de todas as idades ao centro histórico, promovendo a fruição do património e o convívio social. O cartaz deste ano conta com 16 artistas, privilegiando a música nacional, mas abrindo-se pela primeira vez a um nome internacional, o duo galego Fillas de Cassandra, numa celebração que se insere no âmbito de Viana do Castelo como Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
Entre os nomes confirmados estão artistas consagrados como Luís Represas, Táxi, Kátia Guerreiro e Rita Guerra, que atuarão na primeira noite.
O segundo dia reserva espetáculos de Carolina de Deus, A Garota Não e Gil do Carmo, entre outros.
O festival mantém a sua aposta em artistas-revelação e em talentos locais, como Di Ponti, Chyna e Puto, garantindo uma diversidade de estilos musicais que vão do fado ao rock e à pop.
A organização destaca que os concertos, distribuídos por espaços singulares, servem de "ponto de ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas", incentivando o convívio com o comércio local e cafés, que permanecem abertos durante o evento.
O Viana Bate Forte posiciona-se, assim, não apenas como um evento musical, mas como um motor de dinamização urbana e um fator de atratividade turística para a cidade.