A programação inclui um espetáculo aéreo e concertos de artistas de renome como Gisela João, Ana Bacalhau e David Fonseca.
O festival decorre na Baía de São Jacinto, um local que os comerciantes locais consideram ideal para mais iniciativas do género, dada a animação e o movimento extra que gera. Um dos pontos altos do evento é o "Aveiro Air Show", um espetáculo aéreo de duas horas que terá lugar no sábado, dia 23, com a participação de seis tipos de aeronaves, incluindo YAK 52, EXTRA 330 e C337 SKY MASTER. A componente aeronáutica é complementada por uma zona de expositores com a presença da ANAC, do AeroClube de Viseu e simuladores de voo. No domingo, o "Fly-In Dunas" concentrará dezenas de aeronaves na pista do Regimento de Infantaria n.º10.
Para além da aviação, o festival apresenta uma forte componente de artes performativas no Cais dos Pescadores, com espetáculos que fundem circo, música e teatro. Destacam-se "Las Cosas Imposibles", "Matraka ma non Troppo", que transforma lixo em música, e "GOTA – A Água Que Não Cai do Céu", uma performance que reflete sobre a escassez de água.
O programa inclui ainda visitas livres e guiadas ao Centro Interpretativo da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
O cartaz musical é outro dos grandes atrativos, com concertos de Gisela João, Ana Bacalhau e David Fonseca.
O Festival Dunas afirma-se assim como "um evento único que combina espetáculo, criatividade, educação ambiental e promoção turística, projetando São Jacinto como um palco privilegiado para a cultura e para a natureza no verão de Aveiro".