A fronteira entre as freguesias de Merufe (Monção) e Sistelo (Arcos de Valdevez) volta a ser palco da Feira Tradicional da Portela de Alvite, entre 29 e 31 de agosto. O evento, que decorre no recinto da feira do gado, celebra as tradições e costumes ancestrais, valorizando a identidade rural das áreas de montanha. A Feira Tradicional da Portela de Alvite é um certame profundamente enraizado na cultura local, reunindo comerciantes de gado de vários pontos da região do Minho. A programação destaca-se pela feira do garrano e da raça cachena, concursos de gado, chegas de bois e corridas de cavalos, atividades que atraem um grande número de participantes e espectadores. O evento é também um ponto de encontro para a cultura popular, com um encontro de folclore, cantadores ao desafio, tardes de rusgas e uma concentração de grupos de bombos.
O cartaz musical inclui a atuação do Grupo Típico das Pegureiras da Serra D'Anta, de Merufe, na abertura, e do conhecido artista Augusto Canário, no sábado.
O espaço da feira enche-se de expositores com material agrícola e tasquinhas que servem petiscos tradicionais e vinhos da região, criando um ambiente festivo e de convívio. Promovida em conjunto pelas freguesias de Merufe e Sistelo, a feira afirma-se como um momento importante para a defesa das tradições e para a dinamização económica e social desta zona de fronteira entre os dois concelhos do Alto Minho.
Em resumoA Feira Tradicional da Portela de Alvite, de 29 a 31 de agosto, celebra a cultura rural na fronteira entre Monção e Arcos de Valdevez. O evento inclui feira e concursos de gado, corridas de cavalos, folclore e atuações musicais, como a de Augusto Canário, afirmando-se como um importante ponto de encontro para a valorização das tradições do Alto Minho.