A cerimónia de inauguração, que contou com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários e a atuação das D’ Temple, deu o mote para dias de grande afluência e celebração. Durante a abertura, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, destacou o investimento de cerca de um milhão de euros no certame e posicionou o concelho como um centro cultural de referência, afirmando que, enquanto “Évora prepara-se para ser Capital Europeia da Cultura, mas Montemor-o-Novo já é a capital cultural do Alentejo.” Esta visão reflete-se num cartaz musical de peso, que incluiu artistas como Dino d’Santiago, Fernando Daniel, Bárbara Tinoco, Luís Trigacheiro e Pedro Abrunhosa. Paralelamente, a Expomor manteve o seu foco na valorização do mundo rural, com concursos de gado, como o de bovinos da raça Salers, colóquios e exposições que destacam a importância da pecuária extensiva. A feira ofereceu ainda uma vasta gama de atividades para todos os públicos, desde o espaço infantil Brincafeira, com oficinas e espetáculos de marionetas, até áreas de artesanato e gastronomia com produtos locais. A organização, a cargo do município em parceria com a APORMOR, conseguiu, mais uma vez, criar um evento que celebra a tradição e, ao mesmo tempo, projeta uma imagem de modernidade e dinamismo, consolidando a sua relevância económica e cultural na região.
Feira da Luz/Expomor Consolida Montemor-o-Novo como Polo Cultural e Rural do Alentejo
A Feira da Luz/Expomor 2025 regressou a Montemor-o-Novo, reafirmando-se como um dos maiores e mais importantes eventos do Alentejo, com uma programação que une música, tradição agropecuária e uma forte afirmação da identidade local.



Artigos
3
A festa encheu o Salão Nobre da associação de sócios, familiares e amigos. Foram ainda entregues diplomas de sócio de mérito ao xadrezista da coletividade João Paulo Veloso Marques e a Joaquim Manuel Barros de Sousa

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A passagem de ano de 2025 para 2026 pode ser celebrada em Portalegre e no Alto Alentejo sem grandes deslocações nem despesas elevadas, com várias opções pensadas para quem procura animação acessível, convívio comunitário ou simplesmente uma forma tranquila de entrar no novo ano. Em Portalegre, o centro da cidade volta a ser o principal […] O Artigo Onde celebrar a passagem de ano em Portalegre e região sem sair do Alentejo o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Lara Bastos.

O Município de São Brás de Alportel alertou, através das redes sociais, os proprietários de terrenos junto às estradas para que procedam, até 31 de março de 2026, à poda e limpeza de árvores e arbustos que possam comprometer a circulação rodoviária e pedonal. Segundo a autarquia, os trabalhos devem incluir a remoção de ramos […]

Procura pelo metrobus tem sido superior à prevista





