A edição deste ano arrancou com uma caminhada noturna que registou uma adesão recorde, sinalizando a forte ligação da comunidade às suas tradições. Com um investimento municipal que ronda os 150 mil euros, as Festas dos Capuchos, que tiveram início oficial a 12 de setembro, são descritas pelo presidente da autarquia, Inácio Esperança, como a celebração «da família calipolense e dos amigos que regressam à terra». O evento de abertura, uma caminhada noturna, superou as expectativas com cerca de meio milhar de participantes, um recorde de inscrições. «Não há melhor forma de começar do que com tanta gente, tanta alegria e também com atividade física e convívio», afirmou o autarca.
A caminhada foi seguida pela tradicional «abertura do barril», um momento simbólico que marca o início dos festejos.
O programa foi desenhado para «agradar a todas as idades», contando com um cartaz musical que inclui nomes como Zé Pedro Sousa, RAYA, Nuno Ribeiro, Micael Carreira e Quim Barreiros.
Para além da música, as festas integram «cultura, convívio e tauromaquia», com atividades que vão desde eventos no Cineteatro a largadas e garraiadas.
Inácio Esperança sublinhou que o objetivo principal não é o retorno financeiro, mas sim «proporcionar às pessoas o acesso a cultura, a concertos e a artistas que não têm hipótese de ter no interior».
O lema, segundo o presidente, é claro: «É celebrar a família e a terra».