As celebrações, que incluem eventos militares e culturais abertos ao público, reforçam o vínculo histórico entre as Forças Armadas e a comunidade local.

As comemorações, que contam com o apoio do Município de Estremoz, têm o seu ponto alto no dia 18 de setembro, com uma cerimónia militar na Praça Rossio Marquês de Pombal, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.

O evento assinala também os 150 anos da presença do RC3 em Estremoz.

O programa comemorativo foi pensado para envolver a população, incluindo uma noite de fados no dia 13 de setembro e, entre os dias 15 e 18, uma exposição estática de capacidades da BrigRR no Largo Dragões de Olivença. No dia da cerimónia principal, está ainda prevista uma demonstração aeroterrestre de queda livre pela equipa «Falcões Negros».

A BrigRR, criada em 2005, é uma unidade de elite do Exército com vasta experiência em missões internacionais, como no Kosovo, Afeganistão e Roménia. O RC3, fundado em 1707, é uma das unidades que integram a BrigRR e tem como missão aprontar o Agrupamento de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento (AgrISTAR), estando atualmente integrado na Força Nacional Destacada na Roménia.