A inclusão de Fillas de Cassandra representa um passo significativo na internacionalização do festival, alinhado com o estatuto de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, fortalecendo os laços culturais com a vizinha Galiza. O sucesso do evento reflete uma estratégia municipal bem-sucedida que utiliza a cultura como ferramenta de coesão social, bem-estar e valorização do património arquitetónico e cultural de Viana do Castelo.
Viana Bate Forte Consolida-se com Cartaz Nacional e Estreia Internacional
O festival Viana Bate Forte regressou para a sua 8.ª edição, consolidando-se como um evento cultural de referência no centro histórico de Viana do Castelo. Integrado na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, o festival destacou-se por um cartaz com 16 artistas e, pela primeira vez, uma atração internacional, o duo galego Fillas de Cassandra. Promovido pela Câmara Municipal desde 2016, o Viana Bate Forte mantém o seu propósito de atrair públicos diversos ao coração da cidade, promovendo a fruição do património e a integração comunitária através da música. A estrutura do evento, com três palcos de entrada livre (Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva), democratiza o acesso à cultura e dinamiza o comércio local. A edição deste ano reforçou a aposta em nomes consagrados da música portuguesa, como Luís Represas, Táxi, Kátia Guerreiro e Rita Guerra, ao mesmo tempo que deu palco a artistas-revelação e a novos valores da cena musical, como Carolina de Deus e A Garota Não.


Artigos
2
A festa encheu o Salão Nobre da associação de sócios, familiares e amigos. Foram ainda entregues diplomas de sócio de mérito ao xadrezista da coletividade João Paulo Veloso Marques e a Joaquim Manuel Barros de Sousa

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A passagem de ano de 2025 para 2026 pode ser celebrada em Portalegre e no Alto Alentejo sem grandes deslocações nem despesas elevadas, com várias opções pensadas para quem procura animação acessível, convívio comunitário ou simplesmente uma forma tranquila de entrar no novo ano. Em Portalegre, o centro da cidade volta a ser o principal […] O Artigo Onde celebrar a passagem de ano em Portalegre e região sem sair do Alentejo o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Lara Bastos.

O Município de São Brás de Alportel alertou, através das redes sociais, os proprietários de terrenos junto às estradas para que procedam, até 31 de março de 2026, à poda e limpeza de árvores e arbustos que possam comprometer a circulação rodoviária e pedonal. Segundo a autarquia, os trabalhos devem incluir a remoção de ramos […]

Procura pelo metrobus tem sido superior à prevista





