As celebrações reforçaram a identidade local e reconheceram personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do concelho.

As comemorações iniciaram-se com uma missa em honra de São Mateus, seguida de procissão, mas o ponto alto institucional foi a Sessão Solene no Teatro Viriato.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, destacou a sua ligação ao concelho, afirmando ser “viseense de gema”, e enalteceu o trabalho dos cerca de 1400 colaboradores da autarquia. Foram entregues diplomas aos funcionários com 15, 20 e 30 anos de serviço e atribuídas Medalhas Municipais de Mérito a diversas personalidades e instituições, incluindo o diretor municipal Adelino Costa, a presidente do Banco Alimentar Fátima Ribeiro, a ex-autarca Conceição Azevedo e o Colégio da Imaculada Conceição, pelo seu centenário.

No seu discurso, Fernando Ruas afirmou ser “justo e sincero este reconhecimento público pela vossa entrega, mérito e dedicação”.

O autarca aproveitou ainda para elencar projetos recentes nas áreas da habitação, desporto, com a distinção de Viseu como “Cidade Europeia do Desporto” em 2024, e cultura, anunciando a futura construção do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu. O dia festivo culminou com um concerto gratuito da banda The Gift no Adro da Sé, que apresentou um projeto inovador que junta coro clássico e eletrónica, obrigando a condicionamentos de trânsito no centro histórico para garantir a segurança do evento.