A programação cultural foi igualmente rica, com concertos ao pôr do sol, uma “Silent Disco” e um inovador concerto de olhos vendados pelo artista sonoro Luís Antero, proporcionando uma experiência sonora imersiva. O Campo Base, no Parque da Várzea, funcionou como ponto de encontro central, com entrada gratuita, e acolheu o Mercado de Montanha, com produtos locais, e uma Feira Outdoor, além de um espaço dedicado às crianças.
Festival da Montanha regressa à Serra da Estrela com foco na natureza e bem-estar
A Serra da Estrela acolheu, entre 19 e 21 de setembro, a terceira edição do Festival da Montanha, um evento que se consolida como o maior do género em Portugal. Com base em Manteigas, o festival ofereceu mais de 60 atividades que celebraram a natureza, o desporto, a cultura e o bem-estar, atraindo participantes de todas as idades. Organizado pela GLOW Creative Intelligence em parceria com o Município de Manteigas, a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO, o festival estruturou-se em três pilares: Aventura e Desporto, Bem-Estar e Conexão com a Natureza, e Cultura e Entretenimento. No eixo da aventura, os participantes puderam explorar as paisagens da serra através de caminhadas, trail running, BTT, escalada, kayak e parapente, com destaque para a nova “Expedição na Montanha”, um percurso de dois dias por trilhos menos explorados. A vertente de bem-estar incluiu sessões de yoga, meditação e a novidade dos “passeios mindfulness”, caminhadas guiadas focadas na atenção plena e no contacto consciente com a natureza.


Artigos
2
“É o primeiro orçamento depois de o município sair do Plano de Ajustamento Municipal (PAM)”, lembra o presidente da Câmara, João Grilo, acrescentando que o documento ““responde às exigências do funcionamento normal da autarquia, do apoio à população, bem como à continuação da redução do endividamento”, estando prevista uma diminuição da dívida na ordem dos […] O conteúdo Câmara de Alandroal reforça investimento e reduz impostos em 2026 aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Entrevista exclusiva com Maria das Dores Meira. A presidente da Câmara Municipal de Setúbal falou sobre a auditoria às contas do município e as dívidas do Estado-Central, sobre a segurança na cidade e explica como os novos empreendimentos vão dar "uma nova centralidade a Setúbal". Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Auditoria, dívidas do Estado e empreendimentos de luxo em Setúbal | Entrevista a Maria das Dores Meira

A Junta de Freguesia de Fermentelos informou que a nova ATM (caixa multibanco), instalada recentemente no edifício da autarquia, já se encontra em pleno funcionamento. Com esta ativação, passam a estar disponíveis duas caixas multibanco em Fermentelos, reforçando o acesso da população a serviços bancários essenciais e melhorando a comodidade no dia a dia dos […]

Este é o primeiro orçamento do mandato apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, que sublinha tratar-se de um documento assumido com responsabilidade institucional e compromisso com…





