A assinatura do protocolo de cooperação, que decorreu simbolicamente no Dia Mundial do Turismo, marca o arranque de um projeto sinérgico para a criação do Centro Interpretativo do Bussaco. A iniciativa prevê a revitalização de infraestruturas e locais de interesse nos três concelhos, incluindo o Museu Militar do Bussaco, a Capela da Nossa Senhora da Vitória, o Obelisco e Mural, o Convento de Santa Cruz, e os Moinhos da Moura, Sula e Meligioso. Prevê-se ainda a construção de um miradouro circular no Posto de Comando de Wellington. O investimento total da obra está estimado em mais de um milhão de euros, com um prazo de execução de quatro anos. O presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, sublinhou que "o turismo é a mola da economia nacional" e que este protocolo representa "um impulso grande para a região". Por sua vez, António Jorge Franco, autarca da Mealhada, expressou o desejo de "criar uma rota nacional e internacional para que quem venha percorra todos estes espaços e entenda toda a nossa história". O Tenente-General Paulo Maia Pereira, vice-chefe do Estado-Maior do Exército, reforçou que a preservação do património é uma missão de Estado, afirmando que o objetivo é "desenvolver espaços de reflexão, de partilha e de valorização das terras, das gentes e do património". O acordo surge numa altura em que foi retomado o processo de classificação do Campo Militar do Bussaco, o que permitirá proteger e valorizar o território onde se travou a histórica batalha.
Municípios e Exército Unem-se para Revitalizar Legado da Batalha do Bussaco
Os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, em colaboração com o Exército Português, assinaram um protocolo para revitalizar o património histórico associado à Batalha do Bussaco. A iniciativa, formalizada durante as comemorações dos 215 anos da batalha, visa criar uma rota turística nacional e internacional para valorizar o legado histórico da região.



Artigos
3Local
Ver mais
A Polícia Judiciária de Évora, através da sua unidade local de investigação criminal, recuperou cerca de 400 peças, na sua maioria em ouro, desaparecidas há mais de 16 anos do Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo. Os objetos agora localizados incluem elementos de elevado valor histórico e patrimonial, como dois esplendores, um em prata e outro em ouro, ambos ornamentados com pedras preciosas. Apesar […] O conteúdo PJ de Évora recupera 400 peças em ouro e devolve tesouro Sagrado ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires em Viana do Alentejo. aparece primeiro em Alentrium.

O Município de Cabeceiras de Basto reconhece «necessidades» no parque habitacional de que é proprietário na vila de Arco de Baúlhe. Isso mesmo é afirmado numa nota partilhada nas redes sociais referente a uma visita que a vereadora da tutela agora fez aos imóveis de habitação social na localidade. Acompanhada pela coordenadora da Unidade de […] O conteúdo Arco de Baúlhe: reconhecidas «necessidades» no parque habitacional aparece primeiro em Jornal Terras de Basto.

Há histórias que começam a ser escritas por necessidade e acabam por revelar um talento insuspeito, como a de Mila Araújo. Nascida no Nordeste brasileiro, cresceu entre fogões e colheitas, aprendendo com os avós o valor do trabalho e do alimento. Ainda adolescente, começou a cozinhar para conseguir pagar os estudos de Nutrição, vendendo doces […] O conteúdo Do cheesecake ao brioche: Mila Araújo abriu a padaria mais doce e acolhedora do Porto aparece primeiro em New in Porto.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lança, entre 15 de novembro e 24 de dezembro de 2025, mais uma edição da campanha «Natal a Ganhar», reafirmando o seu investimento na dinamização do comércio local nas três freguesias do concelho. A iniciativa tem como objetivo incentivar as compras de Natal no comércio tradicional, […]






