A iniciativa anual une produtores, comunidade e visitantes em torno da tradição da "rainha das maçãs".

Com quase três décadas de história, a Feira da Maçã Bravo de Esmolfe demonstra uma notável longevidade e uma forte ligação ao território. O evento é estruturado em torno da celebração de um produto com Denominação de Origem Protegida, o que lhe confere uma identidade única e um propósito claro de valorização económica e cultural. O programa da XXIX edição revela uma fórmula de sucesso que combina elementos tradicionais, como a Missa Campal e a arruada pela banda filarmónica, com entretenimento de grande apelo popular, como o concerto do artista Quim Barreiros.

Esta dualidade permite atrair um público diversificado, desde a comunidade local, profundamente ligada à produção da maçã, até visitantes de outras regiões. Um dos pontos altos é o "IX Concurso Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe", uma iniciativa que incentiva a inovação gastronómica e a exploração de novas utilizações para o produto, reforçando a sua versatilidade e valor no mercado.

Ao juntar religiosidade, cultura popular, gastronomia e música, a feira transcende a dimensão puramente comercial, transformando-se numa celebração da identidade local.