Ao atingir a sua 21ª edição, o festival demonstra ser uma aposta de sucesso e de longo prazo na valorização de um produto endógeno.

A designação "Alvaiázere Capital do Chícharo" não é apenas um lema, mas uma marca territorial que o evento ajuda a promover anualmente.

O presidente da Câmara, em entrevista, destaca que a promoção de produtos como o chícharo, em conjunto com a programação do festival, resulta numa "combinação de sucesso". O evento é estruturado em torno das "típicas tasquinhas de restauração local", que colocam o chícharo no centro das suas ementas, mostrando a sua versatilidade gastronómica.

Para além da componente culinária, o programa é enriquecido com atividades diversas que atraem diferentes públicos, como exposições, passeios de bicicleta e buggy, e um mercado de produtos locais.

A transmissão em direto do programa televisivo "Domingão" confere ao festival uma projeção nacional, ampliando significativamente a sua visibilidade e o seu potencial de atração turística.

Esta estratégia de combinar a autenticidade local com a exposição mediática é fundamental para o crescimento e sustentabilidade do evento.