O evento, sob o lema “Tradição com sabor a futuro”, destaca-se pela sua imagem renovada e pela aposta na valorização dos produtos regionais e da identidade ribatejana.
A inauguração oficial, na tarde de 16 de outubro, contou com a presença de figuras proeminentes como João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR). O autarca João Teixeira Leite sublinhou a importância do festival como uma celebração que transcende a gastronomia, afirmando que “este Festival não é só um menu variado de sabores portugueses, é uma celebração da Cultura, das Tradições e da Inovação”. Por sua vez, Pedro Machado destacou o papel da gastronomia e dos vinhos como fator de atração turística e riqueza para a economia nacional, enquanto José Santos classificou o evento como um “farol para a gastronomia da região”.
Durante os onze dias, a programação diversificada inclui showcookings, tertúlias gastronómicas, provas de vinhos e azeites, e animação cultural, com a presença de chefs e confrarias de todo o país.
O primeiro dia foi dedicado ao município de Santarém, com produtores locais em destaque no stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT). Um dos momentos altos da abertura foi a entrega do Prémio Armando Fernandes ao Chef Nuno Diniz, em reconhecimento do seu contributo para a valorização da gastronomia portuguesa e em homenagem ao historiador que marcou a cultura scalabitana.









