Feira Nacional do Cavalo na Golegã Reafirma-se como Evento de Referência Equestre
A Feira Nacional do Cavalo, realizada na Golegã em simultâneo com a Feira de São Martinho e a Feira Internacional do Cavalo Lusitano, consolidou mais uma vez o seu estatuto como o maior evento equestre do país. A edição deste ano destacou-se pela forte adesão de público e pelo reconhecimento do seu crescente prestígio e projeção internacional, embora tenha sido manchada por um episódio de violência. O presidente da Câmara Municipal, António Camilo, sublinhou o êxito do certame, destacando um aumento no número de participantes e de cavalos inscritos, bem como uma maior diversidade de expositores, fatores que reforçam “o posicionamento da Golegã como Capital do Cavalo”. O autarca enalteceu o “profissionalismo, dedicação e espírito de missão” dos trabalhadores municipais, cujo esforço considerou decisivo para o sucesso do evento, mencionando desafios logísticos como o consumo de água, que atinge valores dez vezes superiores ao habitual. A importância da feira no calendário nacional foi também evidenciada pela apresentação, no local, do cartaz da XVIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima, num gesto de cooperação entre municípios que partilham a paixão pelo mundo equestre. No entanto, a edição deste ano ficou marcada por um grave incidente de violência, quando um homem foi esfaqueado durante uma rixa na madrugada de domingo, necessitando de transporte hospitalar em estado grave. O caso, que está a ser investigado pela Polícia Judiciária, evidencia os desafios de segurança inerentes a um evento que atrai multidões e que, segundo a organização, espera mais de um milhão de pessoas.



Artigos
5
Há um ritual que se cumpre apenas uma vez por ano em Santa Maria da Feira: o acender do forno de lenha do Castelo para cozer fogaças, ícone da gastronomia feirense. Este momento acontece no âmbito da Mostra de Fabrico da Fogaça, marcada para o próximo 9 de janeiro, às 21h00, integrada no programa da […] O conteúdo Mostra de Fabrico da Fogaça aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

A Oficina da Criança foi inaugurada pelo Município de Mora no primeiro dia do OTL de Natal, num momento marcado pela participação ativa das crianças, que foram as primeiras a utilizar o novo espaço criado no concelho. Desde o arranque, os mais novos assumiram um papel central na abertura da Oficina da Criança, dando vida […]

A antiga gare rodoviária de Setúbal vai dar lugar a um novo empreendimento com 41 apartamentos e comércio no centro da cidade. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Antiga gare dá lugar a novo bairro residencial em Setúbal

https://maisribatejo.pt/feed/ Houve um tempo em que os jornais regionais se faziam a pé, de porta em porta, entre a lama e o sol. Hoje, a tecnologia promete o futuro, mas as novas leis parecem desenhadas para nos enterrar no passado. Entre a “cultura da borla” e um Estado que subsidia o papel enquanto ignora o digital, quem resta para contar a história da nossa terra? Esta é uma reflexão sobre a resistência e o perigo real de ficarmos todos mudos. Nos jornais do interior, a sobrevivência foi sempre um acto de resistência. As receitas mal chegavam para cobrir a impressão e O conteúdo A Morte do Jornalismo de Proximidade: Do Porta a Porta à Cultura da Borla aparece primeiro em Mais Ribatejo.


