A freguesia de Moure, no concelho de Vila Verde, celebra o seu padroeiro, São Martinho, no fim de semana de 15 e 16 de novembro de 2025, com um programa que une a devoção religiosa à tradição gastronómica minhota. O ponto alto das celebrações será o Festival do Arroz de Feijão com Pataniscas, uma iniciativa que atrai centenas de pessoas. O festival gastronómico, que decorre no sábado à noite, dia 15, a partir das 20h00, é de acesso gratuito e tornou-se um marco das festividades.
As festeiras e voluntárias da comunidade são responsáveis pela confeção do prato, servido com broa caseira e vinho verde da região.
Esta iniciativa integra-se na programação "Na Rota das Colheitas" do Município de Vila Verde, que visa valorizar os sabores e saberes locais. A noite de sábado continua com animação musical, incluindo a atuação do Grupo de Cantares D’Outrora e um Festival de Folclore com o Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega e o Rancho Folclórico de São Martinho de Moure. O dia encerra com fogo de artifício e um "Mega Afterparty com Quim das Remisturas". No domingo, dia 16, as celebrações assumem um caráter mais religioso, com missa e procissão em honra de São Martinho, seguidas do tradicional magusto popular e de um concerto de Hélder Baptista, encerrando as festas com mais uma sessão de fogo de artifício.
Em resumoAs festas de São Martinho em Moure, Vila Verde, nos dias 15 e 16 de novembro, destacam-se pelo seu Festival do Arroz de Feijão com Pataniscas, um evento gastronómico gratuito que atrai centenas de pessoas. O programa inclui também folclore, música popular e momentos religiosos, integrando-se na iniciativa municipal "Na Rota das Colheitas" para promover as tradições locais.