A iniciativa destaca-se pela sua abrangência, envolvendo não só a vila, mas também as freguesias, com um forte enfoque na cultura, na tradição e no apoio ao comércio local.

A programação arranca oficialmente a 27 de novembro, às 18h00, com a inauguração das luzes de Natal no Largo da Lapa.

Um dos eventos mais emblemáticos, a "Floresta Encantada" na Porta do Mezio, abre no dia seguinte.

O programa cultural é um dos pontos fortes, com concertos de artistas de renome como Sofia Escobar (6 de dezembro), o espetáculo argentino Tango Passion (7 de dezembro) e o grupo norte-americano The Soul Sisters of Gospel (13 de dezembro). O Mercado de Natal, no Campo do Trasladário, decorrerá de 16 a 21 de dezembro, oferecendo música, teatro, showcookings e a Casinha do Pai Natal. Para os mais novos, estão previstas diversas oficinas de férias em espaços como as Oficinas de Criatividade Himalaya e o Paço de Giela. O espírito natalício estende-se por todo o concelho, com iluminações e presépios em Soajo, Oliveira, Prozelo, Couto, Sistelo e Senharei, bem como uma árvore gigante em Rio de Moinhos.

O programa inclui ainda a corrida solidária "Natal Run Solidário" a 21 de dezembro, a festa de Passagem de Ano e encerra a 11 de janeiro com o Concerto de Ano Novo pela Banda da Sociedade Musical Arcuense. A autarquia sublinha que o objetivo é proporcionar um ambiente de confraternização e, ao mesmo tempo, “dinamizar o comércio, o turismo e a criação de rendimento e emprego”.