Apesar do calendário apertado devido às recentes eleições autárquicas, o novo executivo, liderado por João Azevedo, conseguiu preparar um programa abrangente.
O presidente garantiu que “este Natal já vai ter uma grande importância para Viseu, mas nos próximos anos vamos afinar e melhorar uma peça que já é muito boa”.
A iluminação, com 37 quilómetros de cordões de luzes, inclui novidades como a decoração integral das escadarias da igreja dos Terceiros e um Pai Natal gigante no Rossio. O Mercado 2 de Maio será um polo central, acolhendo a Casa do Pai Natal e uma nova pista de gelo com 200 metros quadrados. A programação cultural é diversificada, com um grande Concerto de Natal no Multiusos, que juntará a Orquestra Juvenil de Viseu e 14 coros do concelho, e um Concerto de Ano Novo e Reis pela Orquestra Filarmonia das Beiras.
A descentralização é uma aposta clara, com o reforço da iniciativa 'Cantando o Natal' nas freguesias e o regresso do concurso 'Rota dos Presépios'.
Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, manifestou esperança de que as iniciativas levem a um aumento do “fluxo de pessoas nas ruas que possa dar algum envolvimento e conforto aos comerciantes”.
A componente solidária e desportiva marca também presença com a corrida e caminhada Viseu XMAS RUN.









