A programação mantém as atrações populares como o Carrossel Parisiense e a Casa do Pai Natal, mas destaca-se pela forte aposta nas tradições regionais, como o Madeiro de Natal e o secular Magusto da Velha.
O presidente da Câmara, Sérgio Costa, explicou que a extensão do evento por mais quinze dias foi possível por se ter encontrado “um local alternativo para realizar a passagem de ano, que será celebrada no largo do mercado municipal”. A Praça Luís de Camões será o epicentro das festividades, acolhendo a Árvore de Natal, o Carrossel, o Comboio, a Casa do Pai Natal e um Mercadinho de Natal com produtos da época. A animação aos fins de semana será assegurada por bandas de rua. Um dos momentos mais emblemáticos será a tarde de 24 de dezembro, com o acender do tradicional Madeiro de Natal, um ponto de confraternização para a comunidade.
A programação cultural inclui concertos no Teatro Municipal da Guarda, como o do The New Orleans Gospel Choir, e espetáculos nas freguesias. A tradição do Magusto da Velha, em Aldeia Viçosa, que remonta ao século XIII, será novamente celebrada a 26 de dezembro, com o lançamento de castanhas do cimo da torre da igreja.
O evento encerra a 6 de janeiro com o espetáculo 'Vamos Cantar as Janeiras! ', de cariz solidário. Para apoiar a economia, a autarquia, em parceria com o NERGA, promove um concurso de montras e uma campanha de vouchers para compras no comércio local.









