A iniciativa “A Magia do Natal” arrancou com a ligação da iluminação em 76 ruas e espaços públicos, num espetáculo que atraiu uma multidão e contou com a atuação do grupo Coral Magistrói.

A programação deste ano é extensa e diversificada, com o objetivo de dinamizar a cidade e apoiar o comércio local. Entre os pontos de atração destacam-se um pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, o Mercado de Natal na Alameda das Barrocas, um Carrossel Solidário, uma Charrete de Natal e um túnel interativo “Aldeia de Natal”. A cultura e a tradição estão igualmente em foco, com várias exposições de presépios, incluindo “Presépio, uma imagem, várias interpretações” na Torre Medieval e “Presépio a 7 Artes” na Sala Gótica dos Paços do Concelho. O programa musical é robusto, com concertos de Natal agendados não só na cidade, como o do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, mas também em diversas freguesias do concelho.

Para garantir a segurança durante os eventos, que se prolongam até 28 de dezembro, a autarquia anunciou condicionamentos de trânsito, incluindo o corte da Ponte Medieval aos fins de semana e feriados, entre as 18h00 e as 02h00.