Um dos pontos altos do evento foi a recriação histórica que transportou a vila para a Idade Média.
No fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, o casco histórico acolheu o Mercado Medieval, que contou com dezenas de produtos, um carrossel à moda antiga e animação musical pelo grupo Barro Negro.
Em paralelo, decorreu a Feira do Burro, em parceria com a AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, que se revelou uma grande atração para os mais novos.
Na segunda-feira, dia 1, realizou-se o Cortejo Medieval, com a participação de centenas de figurantes de todas as idades, representando figuras históricas como reis e rainhas, que desfilaram pelas ruas da vila. A celebração do Dia do Município, a 30 de novembro, integrou-se nas festividades com uma sessão solene no Auditório Municipal, onde foram entregues Medalhas de Mérito Municipal e de Bons Serviços a antigos funcionários e personalidades do concelho, como quatro ex-presidentes de junta e a professora Aldina Pereira. O presidente da Câmara, Paulo Silva, destacou a importância de evocar a memória dos mesão-frienses e apelou a que todos se mantenham “ativos e colaborativos na vida social do concelho”.
A feira continua nos dias 7 e 8 de dezembro, encerrando com um concerto de José Cid.









