A iniciativa destaca-se pelo desfile de tratores que transportam os troncos para a fogueira gigante, complementado por um programa com mais de 60 expositores, música e gastronomia.

O evento "Penamacor Vila Madeiro" consolida-se como uma das mais emblemáticas celebrações natalícias da Beira Interior, centrada na tradição do madeiro, que a autarquia promove como "o maior de Portugal". O presidente da Câmara, José Miguel Oliveira, descreve a iniciativa como "uma marca que nos define e nos orgulha", sublinhando o seu crescimento e a capacidade de atrair visitantes que procuram não só a tradição, mas também "o calor de um povo que tão bem sabe receber". Um dos momentos altos do programa é o desfile de 21 tratores que transportam os enormes troncos de madeira desde o recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao adro da Igreja Matriz. Aí, a lenha fica depositada até à noite de 23 de dezembro, quando é ateada a fogueira, um dia antes do que é habitual na maioria das localidades da região. O programa de animação, que se estende por vários fins de semana, é vasto e inclui um mercado de Natal com mais de 60 expositores, tasquinhas, animação musical itinerante, um espaço infantil com a "Casinha do Pai Natal" e iniciativas culturais.

O evento reafirma-se, assim, não apenas como uma celebração religiosa e popular, mas também como um importante motor para a economia local, atraindo visitantes e dinamizando o comércio durante a quadra festiva.