A confeção da iguaria esteve a cargo da equipa da “A Padaria”, sob a direção do chefe Filipe Martins, num processo que envolveu oito pasteleiros durante três dias.

A distribuição do bolo foi assegurada pelos infantes e cadetes dos bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, que aproveitaram a ocasião para realizar uma recolha de donativos, reforçando a componente solidária da iniciativa. O evento contou com a participação de várias entidades locais, incluindo a Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, que se juntou à organização, envolvendo diferentes gerações. A manhã foi animada pelo Conjunto Coral e pela Classe de Guitarras do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, e contou com a presença do Pai Natal da Vila Natal de VRSA, que animou crianças e famílias.

Segundo o município, o evento do Bolo-Rei Gigante afirma-se, ano após ano, como “um momento de proximidade, convivência e envolvimento comunitário, reforçando a ligação entre as instituições locais e a população” e consolidando-se como uma das tradições mais acarinhadas da quadra festiva no concelho.