A operação será assegurada pela Guimabus e contará com seis linhas de autocarro gratuitas, que ligarão várias freguesias, como Taipas, São Torcato, Moreira de Cónegos e Pevidém, a pontos centrais da cidade, como a Avenida São Gonçalo e o Campo da Feira.
Adicionalmente, o serviço de Transporte Flexível da Vitrus Ambiente (Vitrusbus) terá o seu horário prolongado até às 02h00. O presidente da Câmara, Ricardo Araújo, enquadrou a iniciativa na "estratégia de mobilidade sustentável do município", afirmando que "garantir alternativas de transporte público gratuitas numa noite de grande afluência como a passagem de ano é uma forma concreta de promover escolhas mais sustentáveis e reforçar a segurança rodoviária".
A autarquia alerta ainda para os significativos condicionamentos de trânsito previstos para o Largo do Toural e zonas adjacentes, reforçando o apelo à utilização dos transportes coletivos. Esta medida é apresentada como o início de um conjunto de ações planeadas para 2026, com o objetivo de privilegiar o transporte público em Guimarães.








