
Festival MED Celebra a Multiculturalidade em Loulé com Cabo Verde como País Convidado
A 21ª edição do Festival MED regressou ao centro histórico de Loulé, oferecendo 90 horas de música e cultura de cerca de 30 nacionalidades. Este ano, o evento destacou Cabo Verde como país convidado, celebrando os 50 anos da sua independência com uma forte presença de artistas do arquipélago. O Festival MED reafirmou o seu estatuto como um dos principais eventos de "world music" em Portugal, com uma programação rica e diversificada distribuída por 12 palcos. A escolha de Cabo Verde como país convidado foi um dos pontos centrais desta edição, proporcionando momentos musicais de grande simbolismo. O diretor do festival, Carlos Carmo, destacou o concerto que uniu Dino D'Santiago e a icónica banda Os Tubarões como "algo inédito", juntando "duas gerações" da música cabo-verdiana. Outras atuações de relevo incluíram a Cesária Évora Orchestra, Ferro Gaita e Ceuzany, que trouxeram as sonoridades da morna e do funaná a Loulé. O cartaz incluiu ainda nomes de peso do panorama nacional e internacional, como Salvador Sobral em dueto com a espanhola Sílvia Pérez Cruz, e o guitarrista maliano Vieux Farka Touré. A primeira noite do festival foi marcada pela "revolta polifónica" dos franceses Barrut e pela energia contagiante dos Ferro Gaita, demonstrando a diversidade de propostas do evento. Além da música, o MED ofereceu uma imersão cultural completa com artes plásticas, cinema, poesia, teatro, gastronomia e artesanato, consolidando-se como uma experiência que vai muito para além dos concertos. O encerramento, com uma homenagem a Sara Tavares, reforçou o cariz emocional e comunitário do festival.


Artigos
5




Cultura e Entretenimento
Ver mais
Pablo Alborán atua em Portugal em 25 de abril de 2026
O músico espanhol Pablo Alborán atua em Portugal no próximo 25 de abril, na MeoArena, em Lisboa, anunciou hoje a sua editora.

Filarmónica Cartaxense prepara futuro com mais dinâmica e novos projectos
A banda quer crescer, atrair mais jovens e ter mais protagonismo na vida cultural da cidade do Cartaxo.

Ateneu Vilafranquense realiza quarta edição do “Músico por um dia”
Os visitantes poderão conhecer a dinâmica de uma banda filarmónica, descobrir a história da Banda do Ateneu, tirar fotografias originais com instrumentos musicais e participar em actividades que exploram a escrita e composição musical.

Na Barrosa há uma rua de artesãos que ambicionam mais reconhecimento
Quis o destino que quatro artesãos da aldeia da Barrosa, no concelho de Benavente, residissem na mesma rua. Os quatro vizinhos partilham o gosto pelo artesanato e gostavam de ter mais apoios na divulgação da sua arte.