
Primeira Edição do Festival Setentrional Leva Grandes Nomes da Música Portuguesa a Penafiel
Penafiel acolhe, de 1 a 10 de julho, a primeira edição do Festival Setentrional, uma iniciativa do espaço Ponto C que celebra a música portuguesa contemporânea. O cartaz de estreia conta com artistas como Carminho, Mário Laginha e António Victorino d'Almeida, prometendo afirmar-se como um evento cultural de referência na região. O Festival Setentrional surge com uma proposta ambiciosa, focada na excelência da composição e interpretação musical em Portugal. A diretora artística, Mónica Guerreiro, define o evento como "uma grande celebração da música portuguesa", destacando o Ponto C como "um palco privilegiado para vários géneros de música". A programação eclética reflete esta visão, abrangendo desde o fado de Carminho, que apresentará o seu aclamado álbum "Portuguesa", até ao jazz de Mário Laginha, que prestará homenagem a Carlos Paredes no âmbito do centenário do mestre da guitarra portuguesa. Um dos momentos mais singulares será o concerto de improviso ao piano de António Victorino d'Almeida, uma figura incontornável da cultura nacional. O festival abre com a Orquestra do Norte, que apresentará em estreia absoluta obras de Pedro Emanuel Pereira e Anne Victorino d'Almeida, reforçando a aposta na criação contemporânea. A programação estende-se por vários locais, incluindo o Mosteiro de Paço de Sousa e o Centro Paroquial de Peroselo, descentralizando a oferta cultural. Com uma assinatura geral de 45€, o festival posiciona-se como uma proposta acessível para uma experiência cultural de alta qualidade, incluindo ainda propostas para o público infantil como a instalação sonora "Das gavetas nascem sons".

Artigos
2

Cultura e Entretenimento
Ver mais
“Território e Paisagem” de Fernando Santos Pessoa lançado na CCDR Algarve
Obra reúne 34 textos e desenhos sobre ambiente, áreas protegidas, ecologia e paisagem com prefácio de Idálio Revez

Pablo Alborán atua em Portugal em 25 de abril de 2026
O músico espanhol Pablo Alborán atua em Portugal no próximo 25 de abril, na MeoArena, em Lisboa, anunciou hoje a sua editora.

Filarmónica Cartaxense prepara futuro com mais dinâmica e novos projectos
A banda quer crescer, atrair mais jovens e ter mais protagonismo na vida cultural da cidade do Cartaxo.

Ateneu Vilafranquense realiza quarta edição do “Músico por um dia”
Os visitantes poderão conhecer a dinâmica de uma banda filarmónica, descobrir a história da Banda do Ateneu, tirar fotografias originais com instrumentos musicais e participar em actividades que exploram a escrita e composição musical.