A 10.ª edição do festival O Sol da Caparica arrancou esta quinta-feira com um recinto renovado e a ambição de duplicar a afluência de 2024, esperando receber cerca de 30 mil visitantes por dia. O evento, que decorre até 17 de agosto, celebra a música portuguesa e lusófona com um cartaz que a organização considera “o melhor de sempre”. O festival, que se realiza no Parque Urbano da Costa da Caparica, posiciona-se como um dos principais eventos de música de expressão portuguesa. O promotor André Sardet destaca a força do alinhamento deste ano: “Esta 10.ª edição oferece o melhor cartaz de sempre d’O Sol da Caparica, mostrando que o festival valoriza e representa a música portuguesa e lusófona”.
Nomes como Da Weasel, Plutónio, Dillaz, David Carreira, Richie Campbell e Nininho Vaz Maia são os cabeças de cartaz, atraindo um público vasto e diversificado. Um dos momentos mais aguardados é o concerto de duas horas dos Da Weasel, que regressam a um palco na sua “casa”, Almada. Para além da música, a edição de aniversário introduz novidades como o Palco Digital, um espaço dedicado à nova geração que acolhe comédia e ‘podcasts’ ao vivo, com a presença de “Os Primos” e os ‘podcasts’ “Plágio” e “Cubinho”. O recinto de 30 mil metros quadrados foi renovado, contando com mais opções de restauração e bares.
A componente familiar é também reforçada com o “Dia da Criança”, uma iniciativa com atividades para os mais novos na manhã do último dia. A organização, a cargo do consórcio Domingo no Mundo e Music Mov em parceria com a Câmara Municipal de Almada, demonstra com estas apostas uma estratégia de crescimento e consolidação do festival no panorama nacional.
Em resumoNa sua 10.ª edição, O Sol da Caparica aposta num crescimento ambicioso, com um cartaz forte, um recinto melhorado e novas ofertas de entretenimento como a comédia. O festival reafirma a sua missão de celebrar a cultura lusófona, procurando consolidar-se como um evento de referência para um público cada vez maior e mais diversificado.