A iniciativa, produzida pela Associação Jazz de Leiria, visa descentralizar a oferta cultural e valorizar o património local.
Iniciado em 2024, o festival consolida a sua missão de levar a cultura a locais menos centrais do concelho da Batalha, utilizando o património como palco.
A programação deste ano, que decorre entre os dias 22 e 31 de agosto, mantém a aposta na qualidade e na diversidade de propostas dentro do universo do jazz nacional.
O evento arranca no Salão da Junta de Freguesia de São Mamede com o projeto “Songsayer”, da dupla Rita Maria e Nuno Costa.
Segue-se a atuação do aclamado trio do acordeonista João Barradas, no Reguengo do Fetal.
O saxofonista César Cardoso apresentará o seu novo disco, “Origins”, na Golpilheira.
O encerramento do festival terá um caráter monumental, com a Orquestra Jazz de Leiria a atuar no exterior do Mosteiro da Batalha, tendo como convidado especial o cantor Kiko Pereira. A escolha de locais distintos em cada freguesia, como largos de igrejas e praças, não só enriquece a experiência do público, como também cumpre o objetivo municipal de “atrair visitantes a outros locais do concelho”. A gratuitidade de todos os concertos reforça o caráter inclusivo e democrático do festival, tornando a música de alta qualidade acessível a toda a comunidade e visitantes.