Este ano, a Feira do Livro do Porto elege como figura central Sérgio Godinho, celebrando não só a sua obra literária, mas também o seu vasto e influente cancioneiro.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, destaca que “o universo criativo deste homem dos sete instrumentos serve de mote à programação da feira”.
Esta homenagem materializa-se em várias frentes: uma tília na Avenida das Tílias receberá o seu nome e os seus versos, e será realizada a sessão “Sérgio sobre o Porto”, com a participação do músico.
A componente musical é um dos pontos fortes do certame, transformando-o num verdadeiro festival cultural.
A programação inclui concertos de nomes de referência da música portuguesa como Manel Cruz, Márcia, Três Tristes Tigres e Lula Pena. O encerramento ficará a cargo de um espetáculo especial de Sérgio Godinho & Os Assessores, com a participação de Manuela Azevedo, uma semana após o artista celebrar 80 anos.
A música estará ainda presente em ‘podcasts’ ao vivo com figuras como Sam The Kid e em sessões de cinema temáticas.
Esta fusão entre literatura e música demonstra a visão abrangente do evento, que se propõe a ser uma “festa da palavra ao serviço do dia claro e vertiginoso”, como refere o coordenador da programação, João Gesta.