O evento, organizado pelo Partido Comunista Português, combinou uma vasta programação artística com um forte enfoque no debate político e na solidariedade internacional, destacando este ano a causa palestiniana.

Mais do que um festival de verão, a Festa do Avante! é descrita como um espaço de cultura, convívio e combate político, que marca a *rentrée* do PCP. A sua organização assenta num modelo de voluntariado, com centenas de pessoas de todo o país a dedicarem parte das suas férias à construção e dinamização do evento.

A programação cultural é vasta e diversificada, abrangendo múltiplos palcos e espaços temáticos.

A abertura contou com um concerto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa no Palco 25 de Abril, que celebrou os 80 anos do fim da II Guerra Mundial.

O cartaz musical incluiu nomes como A Garota Não, Capicua com a convidada Gisela João, Paulo de Carvalho, Vitorino Salomé e Stereossauro, além de artistas internacionais como Fermin Muguruza (País Basco) e Dead Fish (Brasil).

A solidariedade internacional esteve em destaque na Cidade da Juventude com a "Rave Avante!

", dedicada à Palestina.

Para além da música, o recinto ofereceu uma feira do livro e do disco, debates, exposições de artes plásticas, cinema, teatro no espaço Avanteatro e uma rica oferta gastronómica representativa das várias regiões do país, consolidando o seu caráter multifacetado.