FICABEIRA em Arganil regressa com investimento recorde e foco na resiliência da Serra do Açor
A 42.ª edição da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto decorreu em Arganil com um investimento de cerca de 300 mil euros, tornando-se a "mais ambiciosa de sempre". O evento, que se realizou de 4 a 8 de setembro, contou com concertos de Tony Carreira e Bárbara Bandeira e dedicou um espaço especial ao projeto de reflorestação da Floresta da Serra do Açor. O certame deste ano cresceu significativamente, apresentando mais do dobro dos expositores do ano anterior, totalizando mais de uma centena de stands. O presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, sublinhou que esta seria "a melhor FICABEIRA e Feira do Mont’Alto de sempre", refletindo "a força e a capacidade de resiliência" do território. Uma das principais novidades foi a criação de um espaço dedicado à Floresta da Serra do Açor, um projeto de valorização da paisagem florestal que foi recentemente afetado por um incêndio. O stand destacou o trabalho de recuperação e a esperança num "futuro mais verde", com a garantia da Jerónimo Martins e da Escola Superior Agrária de Coimbra de que a área ardida será replantada. O cartaz musical foi um dos grandes atrativos, com Tony Carreira e Bárbara Bandeira como cabeças de cartaz, além de atuações de Van Zee e Marito Marques. A feira incluiu ainda uma zona de restauração ampliada, um espaço dedicado ao rali e uma nova área infantil, consolidando-se como um evento que celebra a economia, cultura e tradição de Arganil.



Artigos
8Cultura e Entretenimento
Ver mais
\u00c2ngelo Barbosa lan\u00e7a \u201cJarro\u201d, um fado moderno de homenagem e emo\u00e7\u00e3o\n\nO cantor e compositor \u00c2ngelo Barbosa, natural de Penafiel e finalista do 5.\u00ba ano de Arquitetura na Universidade da Beira Interior, acaba de lan\u00e7ar o seu primeiro single, \u201cJarro\u201d, que j\u00e1 est\u00e1 dispon\u00edvel em todas as plataformas digitais, incluindo YouTube, Spotify e Apple Music.\n\n\u00c2ngelo participou […] O conteúdo \u00c2ngelo Barbosa lan\u00e7a \u201cJarro\u201d, um fado moderno de homenagem e aparece primeiro em Beira Baixa TV.

O cinema português brilhou na 70.a edição do Festival Internacional de Cine de Valladolid – Seminci, em Espanha, onde várias obras nacionais foram distinguidas. A coprodução ‘Magalhães’ (Filipinas-Espanha-Portugal) arrecadou a Espiga de Ouro ex aequo, enquanto ‘O Riso e a Faca’, de Pedro Pinho, venceu na secção Ponto de Encontro, e ‘Bulakna’, de Leonor Noivo, […] O conteúdo Portugal em destaque: cinema nacional conquista múltiplos prémios em Valladolid aparece primeiro em Noticias em Direto.

SINES – A cidade de Sines acolheu até hoje, 7 de novembro, a 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, um evento que reúniu profissionais do cinema e do turismo de 35 países, com o objetivo de posicionar o Alentejo como um novo palco para o turismo cinematográfico. O festival arrancou esta quarta-feira, dia 5, com receção aos participantes e exibição dos primeiros […] O conteúdo Finisterra destaca o Alentejo como destino de turismo cinematográfico: “Queremos criar guiões que atraiam realizadores ao território”Carlos Sargedas aparece primeiro em Alentrium.

No dia 6 de junho de 2026







