Évora 2027 avança com investimento de 2,7 milhões de euros nos primeiros projetos
A Associação Évora 2027 deu um passo fundamental para a concretização do programa da Capital Europeia da Cultura ao assinar os primeiros 13 contratos com os líderes de projetos inscritos no Livro de Candidatura. Este marco representa um investimento inicial de 2,71 milhões de euros e assinala a transição oficial da fase de planeamento para a de execução. A cerimónia pública de assinatura formalizou o arranque de um conjunto diversificado de iniciativas que abrangem várias disciplinas artísticas, como música, arquitetura, literatura, teatro de marionetas e artes visuais. Entre os projetos contratualizados destacam-se propostas inovadoras como “Lá nas Árvores”, da Universidade de Évora, que consiste numa convocatória aberta a músicos para realizarem concertos para árvores, e “Solitude”, da companhia Alma d’Arame, que irá criar marionetas inspiradas nas histórias de vida de idosos do Alentejo. Outros projetos relevantes incluem a bienal de literatura afro-ibero-americana “Guadiana”, o programa cultural “Sob o céu da Malagueira”, desenvolvido pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, e “Estórias em Movimento”, da Praça Filmes, que prevê a produção de curtas-metragens de animação com a colaboração de nomes como Mia Couto e Regina Pessoa. Maria do Céu Ramos, Presidente da Associação Évora 2027, sublinhou que este é “um momento de confiança e de compromisso”, enquanto o Diretor Artístico, John Romão, destacou que a contratualização é “um passo essencial na construção de uma programação plural”.



Artigos
4Cultura e Entretenimento
Ver mais
No passado sábado, Alcains acolheu o concurso Miss Teen Beira Interior. A grande vencedora foi Angélica Henrique, 18 de anos, natural de Castelo Branco, que conquistou o júri e o público e assegurou o título de Miss Beira Interior 2025. Este triunfo garante-lhe uma vaga na final nacional do concurso, que decorrerá no próximo ano […] O conteúdo Angélica Henrique é a Miss Beira Interior 2025 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornalista da CMTV fala sobre responsabilidade do apelido, pressão, cumplicidade familiar e o orgulho de se afirmar por mérito próprio

No dia 15 de novembro, no Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, decorre a 6ª edição de Mulheres com Tomates onde haverá uma mesa-redonda e um programa alargado com visitas e workshops. O programa inclui: uma visita guiada às Vinhas do Mosteiro no âmbito do projeto de recuperação de vinhas velhas e biológicas […] O conteúdo A 6ª edição de Mulheres com Tomates® volta para contar a história de Mulheres que põem as mãos na terra aparece primeiro em Notícias de Cascais.

Será que o irmão de Matilde está disposto a falar?







