O anúncio, o mais precoce na história do evento, gerou imediatas repercussões para a edição portuguesa, confirmando ausências e alimentando a especulação sobre os nomes que atuarão no Porto.

O cartaz da 24.ª edição do festival catalão, que decorrerá de 3 a 7 de junho, destaca-se pela sua diversidade, integrando ainda nomes como My Bloody Valentine, Skrillex, Peggy Gou, Lola Young e PinkPantheress.

A representação portuguesa está assegurada com as atuações da fadista Gisela João e da banda Paus, que assinalaram o regresso ao festival nas suas redes sociais.

Para a edição do Primavera Sound Porto, agendada para 11 a 13 de junho, o anúncio de Barcelona trouxe clareza sobre o que esperar.

Já é certo que os The Cure não marcarão presença no Parque da Cidade, uma vez que a sua agenda europeia inclui uma atuação no festival Nova Rock, na Áustria, a 12 de junho, inviabilizando a deslocação. No entanto, a expectativa recai sobre a vinda de outros cabeças de cartaz como The xx, Gorillaz e Massive Attack, que se perfilam como as principais apostas para o festival português. A organização da edição portuense confirmou ainda que, à semelhança de anos anteriores, o evento terá um dia adicional, a 14 de junho, dedicado à música eletrónica, expandindo a sua oferta para diferentes públicos.

O cartaz completo para o Porto deverá ser revelado nas próximas semanas.