Com uma programação que equilibra tradição e inovação, o festival ocupará os principais palcos culturais da cidade, como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). O cartaz deste ano inclui nomes de peso como o saxofonista Immanuel Wilkins, que apresentará o seu projeto “Blues Blood”, a cantora Maria João, que celebrará 40 anos de carreira acompanhada pela Orquestra de Guimarães, e o pianista Fred Hersch.
Outros destaques internacionais incluem Danilo Pérez com a Bohuslän Big Band, o saxofonista Mark Turner e o trio composto por Craig Taborn, Tomeka Reid e Ches Smith.
O programador do festival, Ivo Martins, sublinha a missão do evento: “privilegiar o conhecimento da maior diversidade possível de mundivisões, ou seja, de estilos e linguagens musicais”.
O festival continua a promover parcerias com instituições como a Porta-Jazz e a Sonoscopia, abrindo espaço para novos talentos e projetos interdisciplinares, como o da pianista Clara Lacerda com o poeta Vasco Gato. Além dos concertos principais, o programa inclui oficinas de jazz e jam sessions, que se estendem ao Convívio Associação Cultural, consolidando o papel do Guimarães Jazz como um espaço de encontro, criação e experimentação para músicos e público.










