A estreia, agendada para 15 de novembro no Campo Pequeno, será protagonizada pelas cantoras Bárbara Tinoco e Nenny, representando os géneros pop e hip-hop, respetivamente.

A chegada do Red Bull SoundClash a Portugal introduz um conceito de espetáculo dinâmico e interativo.

Com origem na cultura dos *sound systems* jamaicanos, o evento propõe uma "competição saudável" em que o público decide o vencedor através da intensidade dos aplausos, medidos por um sonómetro.

A escolha de Bárbara Tinoco e Nenny para a estreia é estratégica, colocando frente a frente duas das artistas mais relevantes da sua geração. Esta "batalha" entre pop e hip-hop é uma oportunidade para saírem da sua zona de conforto. O formato do evento está dividido em quatro rondas, incluindo a interpretação de *covers*, a apropriação de músicas uma da outra (*takeover*), um confronto com temas próprios (*clash*) e a possibilidade de chamar convidados especiais (*wildcard*).

Esta estrutura promete um espetáculo imprevisível. Bárbara Tinoco vê o desafio como um estímulo criativo, afirmando que "a vontade de ganhar implica dar um passo extra".

Para Nenny, é uma oportunidade para quebrar rótulos: "Metem-me muito nesta caixa de rapper, mas eu consigo fazer outros géneros".

O evento, que já passou por 39 países, promete ser um marco na agenda de eventos musicais em Portugal.