Este espetáculo exclusivo integra uma curta digressão europeia de apenas quatro datas, que sucede à sua digressão de despedida dos grandes palcos, "Tempo Rei – Última Turnê". A passagem pelo Porto representa um momento de grande simbolismo, ocorrendo após uma bem-sucedida digressão sul-americana que esgotou 21 das 23 datas e vendeu mais de 210 mil bilhetes.
Aos 84 anos, o artista, que soma nove prémios Grammy, 60 álbuns editados e um percurso que o levou a ser Ministro da Cultura do Brasil e Artista da Paz da UNESCO, pretende abrandar o ritmo das grandes produções. "Foram vários os elementos que ponderei para chegar na decisão da realização de uma última turnê.
[...] Quero continuar fazendo música em outro ritmo, mas, antes, teremos essa celebração bonita junto do público e da família", afirmou Gilberto Gil.
Em palco, será acompanhado pelos filhos Bem e José e pelos netos João e Flor, reforçando o caráter familiar e intimista da celebração.
A sua obra, que liga tradição e modernidade, fez dele um dos "mais consagrados embaixadores culturais do Brasil no mundo".
Os bilhetes para o concerto no Porto, com preços entre 25 e 390 euros, foram disponibilizados a 19 de dezembro, assinalando uma oportunidade rara para o público português se despedir de uma lenda viva da música mundial.













