Iniciativa Liberal Propõe Redução de Impostos Municipais em Famalicão
A Iniciativa Liberal (IL) de Famalicão propôs um conjunto de medidas de alívio fiscal para o município, destacando-se a redução da taxa do IMI para o mínimo legal de 0,30% já em 2026. A proposta visa posicionar o partido com uma agenda de redução de impostos locais antes das eleições autárquicas de 2025. O plano fiscal apresentado pela IL para Vila Nova de Famalicão inclui um pacote abrangente de reduções de impostos municipais. Para além da descida do IMI para a taxa mínima permitida por lei, o partido propõe uma redução progressiva da taxa de IRS municipal dos atuais 4,5% para 2% até 2029. No que toca às empresas, a proposta contempla a subida do limite de isenção da Derrama para 500 mil euros de faturação anual, o dobro do valor atual, e uma descida gradual da taxa de Derrama de 1,2% para 0,6% até 2029. A IL justifica estas medidas como uma forma de "inverter a política de cobrança abusiva que tem sido levada a cabo pelo atual executivo municipal". O candidato do partido à presidência da Câmara, Paulo Ricardo Lopes, afirmou que a redução de impostos é "vital para aliviar o esforço crescente que os famalicenses têm feito", comprometendo-se a "cortar na despesa da câmara municipal para que o ciclo do maior orçamento de sempre a cada ano seja quebrado". Lopes criticou a gestão atual por, na sua opinião, se focar em "gastar muito" em vez de "gastar bem", defendendo que uma descida de impostos incentivaria uma maior eficiência na gestão municipal.


Artigos
2
A Oenofuture Limited encerrou escritórios em Londres e acumula dívidas graves, colocando investidores portugueses de vinhos de luxo em risco de perdas.

Assim esse rating solicitado cessa a partir desta terça-feira dia 23 de dezembro de 2025.

A Secil nasceu nas encostas da Arrábida. Passou por guerras, nacionalizações e privatizações. Agora vai parar, por 1,4 mil milhões de euros, aos espanhóis da Molins.

Os elementos da redacção escolheram as 10 campanhas que se destacaram em Dezembro, uma lista que está colocada a votação junto de uma base alargada de marketeers e uma outra de responsáveis de agências.







