
Iniciativa Liberal Propõe Redução de Impostos Municipais em Famalicão
A Iniciativa Liberal (IL) de Famalicão propôs um conjunto de medidas de alívio fiscal para o município, destacando-se a redução da taxa do IMI para o mínimo legal de 0,30% já em 2026. A proposta visa posicionar o partido com uma agenda de redução de impostos locais antes das eleições autárquicas de 2025. O plano fiscal apresentado pela IL para Vila Nova de Famalicão inclui um pacote abrangente de reduções de impostos municipais. Para além da descida do IMI para a taxa mínima permitida por lei, o partido propõe uma redução progressiva da taxa de IRS municipal dos atuais 4,5% para 2% até 2029. No que toca às empresas, a proposta contempla a subida do limite de isenção da Derrama para 500 mil euros de faturação anual, o dobro do valor atual, e uma descida gradual da taxa de Derrama de 1,2% para 0,6% até 2029. A IL justifica estas medidas como uma forma de "inverter a política de cobrança abusiva que tem sido levada a cabo pelo atual executivo municipal". O candidato do partido à presidência da Câmara, Paulo Ricardo Lopes, afirmou que a redução de impostos é "vital para aliviar o esforço crescente que os famalicenses têm feito", comprometendo-se a "cortar na despesa da câmara municipal para que o ciclo do maior orçamento de sempre a cada ano seja quebrado". Lopes criticou a gestão atual por, na sua opinião, se focar em "gastar muito" em vez de "gastar bem", defendendo que uma descida de impostos incentivaria uma maior eficiência na gestão municipal.


Artigos
2

Economia
Ver mais
Governo "não abre nem fecha a porta" a rever trajetória do salário mínimo
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou hoje que o Governo "não abre nem fecha a porta" a rever a trajetória do salário mínimo nacional, que estipula que a retribuição mínima garantida suba para 920 euros em 2026.

Druni quer ter 25 lojas em Portugal até 2028
E até ao final do ano, a Druni prevê abrir até quatro lojas em território nacional.

Pernod Ricard reforça posição no mercado e lidera categoria de licores cremosos em Portugal
A Pernod Ricard Portugal consolidou a sua posição de líder no mercado nacional de bebidas espirituosas, atingindo uma quota de 15,2% no ano fiscal de 2025 (julho de 2024 a junho de 2025).

Banco de Cabo Verde prepara plano estratégico 2026-2029
A transformação digital e as ameaças cibernéticas são dois dos eixos do novo plano estratégico do Banco de Cabo Verde (BCV), que está em preparação para o período 2026-2029, informou a instituição, no relatório de atividades hoje divulgado.