Iniciativa Liberal Propõe Redução de Impostos Municipais em Famalicão
A Iniciativa Liberal (IL) de Famalicão propôs um conjunto de medidas de alívio fiscal para o município, destacando-se a redução da taxa do IMI para o mínimo legal de 0,30% já em 2026. A proposta visa posicionar o partido com uma agenda de redução de impostos locais antes das eleições autárquicas de 2025. O plano fiscal apresentado pela IL para Vila Nova de Famalicão inclui um pacote abrangente de reduções de impostos municipais. Para além da descida do IMI para a taxa mínima permitida por lei, o partido propõe uma redução progressiva da taxa de IRS municipal dos atuais 4,5% para 2% até 2029. No que toca às empresas, a proposta contempla a subida do limite de isenção da Derrama para 500 mil euros de faturação anual, o dobro do valor atual, e uma descida gradual da taxa de Derrama de 1,2% para 0,6% até 2029. A IL justifica estas medidas como uma forma de "inverter a política de cobrança abusiva que tem sido levada a cabo pelo atual executivo municipal". O candidato do partido à presidência da Câmara, Paulo Ricardo Lopes, afirmou que a redução de impostos é "vital para aliviar o esforço crescente que os famalicenses têm feito", comprometendo-se a "cortar na despesa da câmara municipal para que o ciclo do maior orçamento de sempre a cada ano seja quebrado". Lopes criticou a gestão atual por, na sua opinião, se focar em "gastar muito" em vez de "gastar bem", defendendo que uma descida de impostos incentivaria uma maior eficiência na gestão municipal.


Artigos
2Economia
Ver mais
Louis Schweitzer, antigo diretor executivo e presidente da Renault e uma das figuras importantes da história recente da indústria automóvel europeia, morreu aos 83 anos. Foi sob a sua liderança que a Renault se transformou numa marca moderna, global e financeiramente sólida. E é difícil falar da Renault que conhecemos hoje sem reconhecer a influência […] O post Morreu o homem que salvou a Nissan e inventou a Dacia apareceu primeiro em Razão Automóvel.

O setor empresarial municipal da região viveu em 2024 dois cenários opostos. A Ambisousa, responsável pela gestão de resíduos urbanos no Vale do Sousa, alcançou um dos melhores resultados do país, com um lucro de 1,42 milhões de euros e lugar no top 10 nacional. Já a Penafiel Verde, empresa municipal de Penafiel, encerrou o […] O conteúdo Anuário Financeiro: Ambisousa com contas no verde. Penafiel Verde entre as piores do país em 2024 aparece primeiro em Verdadeiro Olhar.

"A AT é independente, extremamente competente e fará a liquidação de imposto que entender", defende ministro. Miranda Sarmento recusa ter sugerido litigância à EDP.

Os CTT anunciaram hoje a conclusão de uma emissão de dívida sénior preferencial, pelo Banco CTT, a primeira, de 45 milhões de euros, maturidade a três anos e cupão anual de 3,75%, segundo um comunicado ao mercado.







