
Subida Contínua das Taxas Euribor Aumenta Pressão sobre o Crédito
As taxas Euribor registaram novas subidas nos prazos a três, seis e doze meses, mantendo a tendência de valorização que impacta diretamente o custo do crédito em Portugal. A Euribor a seis meses, principal indexante nos créditos à habitação de taxa variável, continua a ser a mais representativa. Numa das sessões reportadas, a taxa a seis meses subiu para 2,089%, a de doze meses para 2,162% e a de três meses para 2,075%. De acordo com dados do Banco de Portugal referentes a junho, a Euribor a seis meses representava 37,74% do 'stock' de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável, seguida pela de doze meses (32,28%) e pela de três meses (25,58%). Esta subida ocorre num contexto em que o Banco Central Europeu (BCE), na sua última reunião de política monetária em julho, manteve as taxas diretoras inalteradas, após um ciclo de oito reduções iniciado em junho de 2024. As perspetivas dos analistas dividem-se: enquanto uns antecipam a manutenção das taxas até ao final do ano, outros preveem um novo corte de 25 pontos base já em setembro. A próxima reunião do BCE, agendada para 10 e 11 de setembro, será crucial para definir o rumo da política monetária e, consequentemente, a evolução das Euribor, que são fixadas pela média das taxas a que um conjunto de bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si.



Artigos
4



Economia
Ver mais
Proprietários pedem maior celeridade nos tribunais para despejos
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) afirmou hoje que não dispõe de números sobre ocupações ilegais de imóveis, mas garantiu que o fenómeno é frequente entre os cerca de 10 mil associados pedindo celeridade nos tribunais.

Empresários querem regime especial para microempresas e isenção no OE2026
As confederações empresariais defenderam hoje a criação de um regime especial para microempresas e a isenção de tributação nas primeiras 200 horas de trabalho extraordinário no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Bruxelas tem a chave para resolver a crise na habitação?
A crise da habitação tornou-se um desafio comum a vários países europeus. Bruxelas já avançou com propostas para aliviar a pressão sobre o setor. Serão estas medidas suficientes? Ouça o novo episódio do Economia dia a dia, podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões

Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini
Os vinhos da Adega Herdade das Aldeias de Juromenha voltaram a brilhar no prestigiado concurso Mundus Vini, na Alemanha. Dos seis néctares avaliados no certame, quatro foram galardoados com Medalha de Ouro e dois com Medalha de Prata. O conteúdo Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini aparece primeiro em Linhas de Elvas/Norte Alentejo.