Este resultado reflete o dinamismo das contribuições sociais, que continuam a crescer a um ritmo elevado.

Deseja receber notificações?
As Administrações Públicas registaram um excedente orçamental de 2.327,6 milhões de euros nos primeiros sete meses de 2025. Este valor representa uma melhoria significativa de 1.386,7 milhões de euros face ao saldo de 940,9 milhões registado no mesmo período do ano anterior. De acordo com a síntese de execução orçamental, o resultado positivo foi impulsionado por um crescimento da receita (7,1%) superior ao da despesa (5,1%). A receita fiscal do Estado foi um dos principais motores, totalizando 35.553,6 milhões de euros até julho, um aumento de 6,4% (ou 2.126,6 milhões de euros) em termos homólogos. Este desempenho deveu-se, em grande parte, ao crescimento dos impostos indiretos (+9,1%), com destaque para a receita do IVA, que subiu 1.206,8 milhões de euros. Nos impostos diretos, a receita líquida de IRS cresceu 14,4%, mas a de IRC registou uma quebra de 9,6%, influenciada pelo aumento dos reembolsos. O subsetor da Segurança Social também contribuiu de forma robusta para o bom desempenho das contas públicas, apresentando um excedente de 3.214,9 milhões de euros até julho, um valor superior aos 2.712,4 milhões reportados no período homólogo de 2024.
Este resultado reflete o dinamismo das contribuições sociais, que continuam a crescer a um ritmo elevado.
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) afirmou hoje que não dispõe de números sobre ocupações ilegais de imóveis, mas garantiu que o fenómeno é frequente entre os cerca de 10 mil associados pedindo celeridade nos tribunais.
As confederações empresariais defenderam hoje a criação de um regime especial para microempresas e a isenção de tributação nas primeiras 200 horas de trabalho extraordinário no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
A crise da habitação tornou-se um desafio comum a vários países europeus. Bruxelas já avançou com propostas para aliviar a pressão sobre o setor. Serão estas medidas suficientes? Ouça o novo episódio do Economia dia a dia, podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões
Os vinhos da Adega Herdade das Aldeias de Juromenha voltaram a brilhar no prestigiado concurso Mundus Vini, na Alemanha. Dos seis néctares avaliados no certame, quatro foram galardoados com Medalha de Ouro e dois com Medalha de Prata. O conteúdo Vinhos da Herdade das Aldeias de Juromenha voltam a brilhar no concurso Mundus Vini aparece primeiro em Linhas de Elvas/Norte Alentejo.