A AT veio agora clarificar que o pagamento relativo aos pedidos submetidos em 2024 será regularizado. No entanto, a incerteza persiste para os novos candidatos, uma vez que o portal do Governo para submissão de pedidos para 2025 ainda não foi aberto, indicando que “não estão a ser aceites novos pedidos” e que “o prazo para submeter pedidos em 2025 ainda não foi anunciado”. Esta situação levanta dúvidas sobre a continuidade da medida nos moldes atuais, especialmente à luz do anúncio de que os novos beneficiários terão de optar entre este prémio e o IRS Jovem.
Pagamento do prémio salarial a jovens é confirmado para setembro após atraso
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anunciou que o pagamento do prémio salarial de 2024, conhecido como devolução das propinas, será efetuado na segunda semana de setembro. A confirmação surge após um atraso de quase dois meses em relação ao prazo legal de 30 de julho, que gerou incerteza e protestos entre os cerca de 100 mil jovens beneficiários. O prémio salarial, uma medida implementada pelo anterior Governo para incentivar a permanência de jovens qualificados em Portugal, consiste na devolução do valor das propinas pagas durante a licenciatura (697 euros/ano) ou mestrado (1.500 euros/ano), por um período igual ao da duração do curso. O pagamento deveria ter sido processado pela AT até ao final de julho, mas o incumprimento do prazo levou a uma petição e a uma manifestação junto à Assembleia da República.



Artigos
9
Na campanha 2025/2026 O conteúdo Produção de vinho cai 14% aparece primeiro em O MINHO.

A sustentabilidade afirma-se como pilar económico da competitividade no têxtil e vestuário português, com mais empresas a reportar e ganhos claros de eficiência e redução de custos.

A União Europeia endureceu as tarifas impostas a carros elétricos importados da China. Mas os construtores daquele país não deixam de ganhar força no mercado e continuam a crescer fortemente.

A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).







