Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) será alterado a partir de 2026
O sistema de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) será reestruturado a partir de 2026, abandonando a regra do mês de aniversário da matrícula do veículo para adotar um calendário fixo. A medida, apresentada pelo Governo no âmbito de um pacote de simplificação fiscal, visa uniformizar as datas de pagamento para todos os proprietários. De acordo com a nova regulamentação, a partir de 2026, o IUC deverá ser pago até ao final do mês de fevereiro para todos os veículos cujo valor do imposto não exceda os 100 euros. Para valores superiores, o pagamento poderá ser fracionado em duas prestações: a primeira até ao final de fevereiro e a segunda até ao final de outubro. A organização de defesa do consumidor DECO PROTeste relembrou que, até ao final de 2025, "mantém-se a regra segundo a qual, após o primeiro ano de matrícula, o IUC deve ser pago todos os anos até ao último dia do mês de aniversário do veículo". A mudança, que entrará em vigor em 2026, tem como objetivo simplificar o processo e criar uma data de referência única para todos os contribuintes. O IUC, popularmente conhecido como 'selo do carro', é um imposto anual obrigatório para a maioria dos proprietários de veículos motorizados registados em Portugal.


Artigos
2Economia
Ver mais
As emissões do transporte marítimo da UE atingiram em 2024 o nível mais alto desde que há registos, segundo a T&E. A MSC mantém-se como a maior poluidora, sustenta a organização ambientalista. The post Emissões do shipping europeu em máximos first appeared on Transportes & Negócios.

Sempre que leio ou ouço alguém propor continuidade de negócio como vantagem competitiva, interrogo-me: não será mais uma questão de sobrevivência? E, num mundo cada vez mais global, conectado e interdependente não apenas da nossa sobrevivência, mas de todos os que de alguma forma, direta ou indireta, dependem de nós.

O passado, o presente e, principalmente, o futuro estiveram em destaque na 1.ª Gala – AJAP Portugal Winners, a que o Expresso se associou como media partner. Foram entregues prémios a duas jovens promessas da agricultura nacional e prestada homenagem ao antigo presidente da República e primeiro-ministro, Cavaco Silva

O Ministério da Agricultura vai recorrer à inteligência artificial (IA) no combate a pragas e doenças que afetam animais e plantas. O projeto, denominado “OHVeNet – One Health Vector Network”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento total de 10 milhões de euros.







