Questões como a lei aplicável ao contrato e as garantias exigidas às entidades públicas estão a atrasar o processo.
Venda do Novo Banco e a Controvérsia dos Bónus Milionários
A venda do Novo Banco ao grupo francês BPCE está a gerar controvérsia devido aos prémios milionários destinados a gestores do fundo norte-americano Lone Star e do próprio banco, num montante que representa uma fração significativa do apoio público injetado na instituição. A venda da totalidade do Novo Banco por 6,4 mil milhões de euros resultará na distribuição de bónus que totalizam cerca de 1,1 mil milhões de euros. Este valor, destinado aos gestores do Lone Star e a quadros do Novo Banco envolvidos na operação, corresponde a aproximadamente um terço do apoio público de 3,4 mil milhões de euros que o banco recebeu do Fundo de Resolução. Os prémios estão enquadrados num plano de incentivos criado em 2017, aquando da aquisição de 75% do banco pelo fundo norte-americano. O fundador da Lone Star, John Grayken, receberá a maior fatia, enquanto o antigo presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, deverá auferir entre sete e dez milhões de euros. A situação tem gerado indignação e preocupação política, especialmente considerando o histórico do banco, que emergiu da resolução do Banco Espírito Santo e beneficiou de avultadas injeções de capital público. A concretização da venda enfrenta ainda complexidades técnicas, uma vez que o Fundo de Resolução e o Estado, que detêm em conjunto 25% do capital, ainda não assinaram o acordo de venda.



Artigos
9Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







