Autonomia da Supervisão Financeira Ameaçada por Cortes Orçamentais
A presidente cessante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, alertou em audição parlamentar que as restrições orçamentais e as cativações impostas pelo Estado estão a comprometer a autonomia e a independência do supervisor. Na sua última audição na Comissão de Orçamento e Finanças, Margarida Corrêa de Aguiar afirmou que "as restrições orçamentais aplicadas ao longo do período do meu mandato materializaram-se em cortes financeiros significativos com implicações graves para as atividades da ASF". Estes cortes, segundo a presidente, impediram a contratação de serviços essenciais ao funcionamento e modernização da instituição. O problema estende-se também às "cativações feitas ao Fundo de Acidentes de Trabalho e ao Fundo de Garantia Automóvel", que impedem que a ASF seja reembolsada pelos custos que incorre com a sua gestão. Corrêa de Aguiar foi categórica ao afirmar que "estas práticas interferem na autonomia e independência da ASF", argumentando que a proteção legal da instituição contra ingerências externas "tem sido ultrapassada por decisões políticas constantes das leis do Orçamento do Estado e dos decretos-lei de execução orçamental". Apesar destes constrangimentos, a presidente fez um balanço globalmente positivo do seu mandato de seis anos, destacando a reorganização interna, o reforço de recursos humanos, a transformação digital e o desenvolvimento de novas ferramentas de proteção do consumidor e literacia financeira.



Artigos
4Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







