De acordo com o ranking IPE Top 1000 Pension Funds 2025, o FEFSS alcançou o 48.º lugar a nível europeu, refletindo a sua crescente dimensão e solidez.

O valor dos ativos sob gestão do fundo tem registado um crescimento notável, fechando 2024 com 35,9 mil milhões de euros e ascendendo a 40,6 mil milhões em agosto de 2025. Este aumento foi impulsionado por uma rentabilidade líquida de 5,9% em 2024 e por uma transferência histórica de mais de 4 mil milhões de euros do saldo do sistema previdencial no início de 2025. Atualmente, o fundo representa cerca de 14% do PIB português e tem capacidade para cobrir mais de dois anos de despesas com pensões.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou que este “reconhecimento internacional do FEFSS traduz a sua relevância e solidez no quadro europeu”.

Apesar do bom desempenho, persistem desafios estruturais, nomeadamente a obrigação legal de investir pelo menos 50% da carteira em dívida pública portuguesa, uma restrição que, segundo o gestor do fundo, limita o potencial de rentabilidade a longo prazo.

Para otimizar a gestão, a carteira foi recentemente reorganizada em quatro sub-portefólios distintos, visando maior transparência e disciplina.