Questionado sobre a sua postura no seio do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que não será uma “pomba”, ou seja, favorável a uma política monetária menos restritiva, e previu que as taxas de juro na Europa “vão-se manter durante algum tempo estáveis”. Garantiu ainda que a independência do BdP será mantida “a todo o custo, independentemente de quem esteja no Governo”, prometendo ser “ferozmente independente”.
Álvaro Santos Pereira defende disciplina fiscal e independência do Banco de Portugal
Na sua audição parlamentar, o futuro governador do Banco de Portugal (BdP), Álvaro Santos Pereira, delineou as prioridades do seu mandato, destacando a necessidade de manter a disciplina fiscal e garantir a independência do banco central. Perante os deputados, o economista alertou que, apesar da melhoria recente, o endividamento do país “permanece alto”, pelo que “é essencial manter a disciplina fiscal nos próximos anos, para que a dívida pública continue a descer e para que tenhamos margem de manobra em caso de choques inesperados”. Santos Pereira abordou também a situação do setor bancário, considerando que os bancos estão bem capitalizados, mas que “não há margem para complacência”, apontando riscos associados à forte valorização dos preços no mercado imobiliário. Para o futuro governador, “fomentar a oferta de casas deve ser uma prioridade nacional absoluta”, não só para garantir habitação condigna, mas também para diminuir a pressão sobre o endividamento das famílias e o risco para a estabilidade financeira.



Artigos
12Economia
Ver mais
Louis Schweitzer, antigo diretor executivo e presidente da Renault e uma das figuras importantes da história recente da indústria automóvel europeia, morreu aos 83 anos. Foi sob a sua liderança que a Renault se transformou numa marca moderna, global e financeiramente sólida. E é difícil falar da Renault que conhecemos hoje sem reconhecer a influência […] O post Morreu o homem que salvou a Nissan e inventou a Dacia apareceu primeiro em Razão Automóvel.

O setor empresarial municipal da região viveu em 2024 dois cenários opostos. A Ambisousa, responsável pela gestão de resíduos urbanos no Vale do Sousa, alcançou um dos melhores resultados do país, com um lucro de 1,42 milhões de euros e lugar no top 10 nacional. Já a Penafiel Verde, empresa municipal de Penafiel, encerrou o […] O conteúdo Anuário Financeiro: Ambisousa com contas no verde. Penafiel Verde entre as piores do país em 2024 aparece primeiro em Verdadeiro Olhar.

"A AT é independente, extremamente competente e fará a liquidação de imposto que entender", defende ministro. Miranda Sarmento recusa ter sugerido litigância à EDP.

Os CTT anunciaram hoje a conclusão de uma emissão de dívida sénior preferencial, pelo Banco CTT, a primeira, de 45 milhões de euros, maturidade a três anos e cupão anual de 3,75%, segundo um comunicado ao mercado.







