A proposta surge no contexto da preparação do Orçamento do Estado para 2026 e visa resolver problemas de equidade fiscal e dinamizar o mercado imobiliário, colocando mais casas disponíveis. Segundo a Ordem, existe uma diferença de tratamento fiscal entre a venda de um imóvel herdado por um conjunto de herdeiros e a alienação de quinhões hereditários (a parte da herança que cabe a cada herdeiro). Esta disparidade cria problemas de equidade e pode contribuir para o bloqueio de processos de partilha, mantendo muitos imóveis fora do mercado. A proposta de uma isenção temporária do IRS sobre as mais-valias resultantes destas vendas poderia incentivar os herdeiros a concluir os processos de partilha e a vender os imóveis, aumentando assim a oferta de habitação. A medida é apresentada como uma forma de desbloquear situações de impasse que se arrastam por longos períodos, beneficiando tanto os herdeiros como o mercado imobiliário em geral, que enfrenta uma crise de oferta. A Ordem dos Notários sugere que esta isenção poderia ter um caráter transitório, funcionando como um incentivo de curto a médio prazo para acelerar a resolução de heranças e a consequente disponibilização de património imobiliário.
Ordem dos Notários propõe isenção de IRS para desbloquear venda de casas de heranças
A Ordem dos Notários defende a criação de uma isenção transitória de IRS sobre as mais-valias obtidas na venda de imóveis herdados.


Artigos
2Economia
Ver mais
Louis Schweitzer, antigo diretor executivo e presidente da Renault e uma das figuras importantes da história recente da indústria automóvel europeia, morreu aos 83 anos. Foi sob a sua liderança que a Renault se transformou numa marca moderna, global e financeiramente sólida. E é difícil falar da Renault que conhecemos hoje sem reconhecer a influência […] O post Morreu o homem que salvou a Nissan e inventou a Dacia apareceu primeiro em Razão Automóvel.

O setor empresarial municipal da região viveu em 2024 dois cenários opostos. A Ambisousa, responsável pela gestão de resíduos urbanos no Vale do Sousa, alcançou um dos melhores resultados do país, com um lucro de 1,42 milhões de euros e lugar no top 10 nacional. Já a Penafiel Verde, empresa municipal de Penafiel, encerrou o […] O conteúdo Anuário Financeiro: Ambisousa com contas no verde. Penafiel Verde entre as piores do país em 2024 aparece primeiro em Verdadeiro Olhar.

"A AT é independente, extremamente competente e fará a liquidação de imposto que entender", defende ministro. Miranda Sarmento recusa ter sugerido litigância à EDP.

Os CTT anunciaram hoje a conclusão de uma emissão de dívida sénior preferencial, pelo Banco CTT, a primeira, de 45 milhões de euros, maturidade a três anos e cupão anual de 3,75%, segundo um comunicado ao mercado.







